"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

VIAGEM À NICARÁGUA


JUNTOS NA MISSÃO
DIÁRIO DE BORDO (4) – VIAGEM A NICARÁGUA
É bom ir, mas é melhor voltar. Por isso, estamos alegres a caminho de casa. Neste momento escrevo do aeroporto internacional da Cidade de Panamá. Saímos de Manágua, pousamos em San José (Costa Rica) e acabamos de chegar ao nosso último destino antes de voarmos para o nosso querido Brasil. Devemos pousar em Manaus às 20:40H, hora local.
Levantando o acampamento
Às 5:30 estávamos de pé para um rápido café e seguir para o aeroporto. O miss. Andy deveria levar sua esposa para ministrar aulas bíblicas em uma escola. Por causa do trânsito intenso no centro de Manágua, melhor seria irmos todos de uma vez. Ficaríamos mais tempo no aeroporto, mas isso seria mais prático. Assim fizemos.
Casal Large: Um chamado diferente
Algo com que devemos nos acostumar em viagens dessa natureza é com as surpresas e “coincidências” que se atravessam no nosso caminho. Saímos do Brasil apenas com um conhecimento vago acerca dos missionários da ABWE em Nicarágua. Queríamos vê-los, mas onde estariam? Começamos, então, a busca de contatos. Vovô Jerold, apesar da idade, sabe manejar bem a internet. Foi assim que descobrimos vários missionários.
Se você vai iniciar uma obra em um país, é imprescindível saber ao máximo o que já existe e quem está fazendo o que. Ainda mais quando se trata de missões parceiras como são a MMM e a ABWE.
Foi assim que Deus nos levou ao casal Large. Vocês os conhecem do Diário anterior, mas gostaria de apresenta-los melhor.
Quando estamos fora de casa e precisamos ser acolhidos por alguém, entendemos bem por que a hospitalidade é uma característica do cristão. Você fala ao telefone, indica os contatos mútuos, se apresenta como líder cristão, mas nunca sabe o que lhe espera na porta de entrada da casa onde vai se hospedar. No nosso caso, independente do que encontrássemos, iríamos ficar naquela casa por mais de um dia. Saímos orando e pedindo ao Senhor que nos leve ao lar onde a hospitalidade seja notada.
Com sempre, Deus fez mais do que pedimos ou pensamos. O casal Large são pessoas amáveis à primeira vista. Na verdade são muito mais do que isso. Eles nos receberam com sorrisos, com braços abertos e com coração amoroso. Foi descer do carro e sentir-se em casa. Louvei a Deus por isso!!
Quem são e por que estão aqui? Veja um pouco da história...
O casal Andy e Daine Large está em Manágua trabalhando para alcançar os líderes do país. Isso não foi planejado, mas quando chegaram em visita pela primeira vez, fizeram amizade com um homem influente que logo lhes pôs em contato com outros profissionais de destaque: médicos, advogados, políticos, juízes, empresários, construtores, comerciantes, etc. Depois de viverem tantos anos nas selvas amazônicas, trabalhando com os ribeirinhos no seu estilo de vida extremamente humilde, jamais pensaram que Deus os levaria para um ministério entre os de classe alta. Mas foi assim que aconteceu, e Deus lhes tem abençoado dando grande amor por essas pessoas. Recente uma mulher importante de uma das famílias mais conhecidas no país recebeu a Cristo. Por seu meio, a palavra de Deus está alcançando a presidente da Suprema Corte. Pode imaginar o impacto sobre a nação se uma nessa posição entrega-se a Cristo?
Foi bom ouvir e aprender com o irmão Andy: “Nós afugentamos as pessoas influentes e ricas das nossas igrejas, mas eles precisam de Cristo. Não é fácil, pois eles têm uma cultura particular, e a gente precisa se amoldar a eles. Precisamos reavaliar alguns dos nossos preconceitos e deixar o orgulho de lado. Essas pessoas são solitárias e estão perdidas. Mas uma vez que decidem seguir a Cristo, tornam-se instrumentos poderosos nas mãos de Deus. O que antes era só seu passa a ser dividido com o reino de Deus ”. Que lição ele nos deu!
Para alcançar os líderes da nação, o casal está fazendo um grande esforço para morar num bairro onde estão tais pessoas. Tiveram que aprender como se vestir, como sentar-se à mesa, como cumprimentá-los. Tudo por amor a Cristo e amor aos perdidos.
Pessoalmente aprendi muito ouvindo o casal Large. E Deus tem abençoado bastante o trabalho. A congregação já conta com mais de 50 pessoas, muitos batizados e servindo ao Senhor. Precisamos amar esse tipo de pessoa... eles são ricos materialmente, mas não possuem o tesouro que vale mais que o mundo inteiro.
Carmem... um incrível chamado
Preciso lhes falar um pouco sobre a missionária Carmem, uma jovem americana que serve na Nicarágua há quase 6 anos. De fato, já havíamos nos cruzado nos Estados Unidos em 2007, mas não sabia ainda sua história.
Uma das suas marcas pessoais era um assumido preconceito contra os latinos. Era uma verdadeira aversão pelo povo, pela cultura e pela língua. Mas ela não sabia o Senhor lhes estava preparando.
A Nicarágua tem uma característica marcante: cada ano são esperados cerca de 1500 tremores de terra. Este ano eles estão comemorando porque parece que só terão 1400. Por isso a capital quase não tem nenhum prédio com mais de três andares. O que tem isso a ver com a Carmem? Vejamos...
No início da década de 90, quando a Nicarágua sofreu com um terremoto violento, sua igreja organizou uma viagem evangelística e de ajuda humanitária. Então, um irmão chegou para ela e disse: “Carmem, eu queria que você fosse ajudar esse povo e comprei uma passagem para você”. Ele não sabia da sua aversão pelos latinos. Carmem aceitou por educação e se uniu ao grupo.
Foi quando as coisas começaram a mudar... “No momento que cheguei e vi a necessidade do povo, Deus quebrou meu coração e me deu um amor inexplicável por esta gente. Voltei para casa, mas fiquei vindo por minha conta durante todas as minhas férias. Não sabia espanhol, mas Deus abriu a minha mente e colocou a língua dentro. Inicialmente morei nas áreas rurais, na parte mais pobre do país. Agora, por meio dos Large, estou servindo entre as mulheres importantes do país, evangelizando e discipulando. Por meio delas já conheço quase todas as autoridades de Nicarágua e já tive oportunidade de compartilhar o evangelho até com alguns importantes sacerdotes católicos”.
Carmem fala do seu amor por este povo com lágrimas nos olhos. É difícil encontrar alguém mais feliz com o que faz.
Deus ama a Nicarágua por meio da Carmem. Deus ama o mundo por nosso meio. Talvez o que falta é abrir um pouco os olhos e o coração... o que os olhos não vêem o coração não deseja... o problema é que não queremos ver, talvez por medo de sentir amor bastante e correr o risco de também ir. O que esquecemos é que se Deus nos quer indo, não adianta tentar escapar... a história de Jonas fala sobre isso, não é mesmo?
Ela ama o povo e procura outros com o mesmo amor... “Darlene, o que temes? Por favor, venha para Nicarágua... posso ajudar na sua instalação no país”.
E quanto a nós?
Estamos retornando com muitas informações, idéias, possibilidades e perguntas. É muita coisa para ser processada. Em poucos dias fomos de um extremo a outro do país. Conhecemos as necessidades dos mais pobres e o clamor dos mais ricos. Ouvimos os missionários locais e os estrangeiros. Fizemos os levantamentos estatísticos básicos para a elaboração de um projeto de envio de missionários. Conversamos, refletimos e oramos bastante. Agora é continuar orando e pensando... o que sairá dessa sementeira, só Deus sabe.
Deixando Nicarágua.. Um país em busca de paz.
Às 10:00H embarcamos em Manágua. Chegamos ao Panamá de onde estamos saindo agora mesmo (16:00H). Aliás, nem sei se vão me deixar terminar...
Vamos voltar aqui? Quando? Com quem? Para que? Tudo está nas mãos de Deus... O fato é que voltamos com a mente e o coração cheios de lembranças de uma terra que nos atraiu por suas peculiaridades e necessidades. É verdadeiramente um campo branco e estratégico que não sairá das nossas orações.
Antes de qualquer coisa, Nicarágua está engatinhando na arte de viver em paz. O ar de guerra e o cheiro da revolução se espalham na atmosfera do país com as fumaças dos vulcões. Os nomes dos guerrilheiros e ditadores ainda circulam nas conversas do dia-a-dia... general Samoza e o guerrilheiro Augusto Sandino são figuras mais do que vivas no imaginário popular nicaraguense. O país passa certamente por um surto de desenvolvimento sem precedente, mas tudo ainda é muito novo. Estabilidade política? Parece que sim! Mas como os tremores de terra que repentinamente balançam as estruturas das casas, os tremores políticos repentinos são sempre uma ameaça presente.
Mas independentemente do são e do que foram, os nicaraguenses precisam urgentemente de Cristo, Príncipe da Paz.
Foram dias intensos, e ao final a missionária estava nas últimas... se não estivéssemos por perto, certamente teria perdido o vôo... Só a misericórdia!!!
Damos graças a Deus pelo tempo que Ele nos permitiu em Nicarágua. Agora vamos seguir em oração e reflexão para darmos os próximos passos.
Obrigado por nos ter acompanhado nessa empolgante viagem. Espero que continuemos Juntos na Missão.

Seus servos na missão de Cristo,

Jenuan, Jerold e Darlene.

p.s. Em Panamá a equipe de ‘espias’ se desfez, pois o pr. Jerold seguiu rumo aos Estados Unidos, enquanto eu e a Darlene retornamos ao Brasil (claro que nós fizemos melhor!)... esperamos que a empresa aérea tenha poltrona especial para um vovô à bordo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário